Musica.


Seguidores

.

.

Total de visualizações de página

Bandeiras visitadas

free counters

VIDEO DE DIVULGAÇÃO DO BLOG

Para assistir o Vídeo de divulgação do blog "CONTADOR DE HISTÓRIA", basta você clicar no Mixpod que fica logo abaixo na lateral direita do blog , e no botão central dê uma pausa na música. Apreciem o vídeo.

Vídeo de Divulgação do Blog - Aprecie

A SAGA DE MOISÉS POR LUCIANO DUDU

EU RECOMENDO - EXPURGO DE FLÁVIA NEVES

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A SUCESSÃO PARA O REI HENRIQUE II



Capítulo 4/6

QUEM FOI REI  HENRIQUE II


Henrique II , foi Conde de Anjou, de Poitiers, Duque da Normandia e que futuramente toranará-se Rei de Inglaterra de 1154 até à sua morte, em 1189, tendo sido o primeiro monarca da dinastia angevina, os Plantagenetas, porque antes predominava a dinastia Normandia. 
Ele sucedeu ao primo em segundo grau Estêvão I de Inglaterra no fim da Anarquia, fato que contaremos no decorrer das postagens. 

Voltaremos a infância de Henrique II e contaremos um pouco sobre sua vida. 


Henrique cresceu em Anjou nos territórios do pai, acompanhando de longe a luta de sua mãe Matilde pela coroa inglesa, que fora condecorada como sucessora pelo seu Pai Henrique I, como já foi tratado anteriormente. 
Aos 17 anos de idade em 1.150 Henrique II foi introduzido na governação em 1150 e depressa se revelou um líder capaz. 
Em 1152, Henrique casou com a herdeira e duquesa Leonor da Aquitânia, recentemente divorciada do rei Luís VII de França. Apesar do divórcio, Leonor conseguiu preservar a tutela do seu ducado, que passou a governar com Henrique a partir da data do casamento. Este fato fez de Henrique senhor de um território que incluía a Normandia,(que até então era governado pelo seu Tio) além dos territórios de Anjou, Poitiers, Aquitânia e Gasconha, tornando-o tão poderoso ou mais que o próprio rei de França. 


GRANDES MUDANÇAS NO CAMPO POLITICO DA INGLATERRA 


Ano de 1153- A Grã-Bretanha e o tratado de Wallingford 
Mais um passagem deste período da Anarquia. 
Após a morte de Eustáquio, filho de Estevão é assinado este tratado em que Estevão renuncia a luta e foi nomeado como sucessor Henrique Plantageneta, filho de Matilde. 
Em 1153, depois da morte de Eustáquio de Blois, (herdeiro de Estevão de Inglaterra,) Segundo o escritor Ken Follett Eustáquio morreu em luta civil a fio da espada por seu primo Henrique II, houvera muitas mudanças no campo político da Inglaterra, a partir de então. 
Durante essas lutas Henrique II invadiu a Inglaterra e obrigou o rei doente a nomea-lo como sucessor. Esta solução para o fim da guerra civil agradou às populações e no ano seguinte Henrique tornou-se rei de Inglaterra com apoio generalizado do país. 
Estêvão morreu em 1154, sem que a situação de instabilidade tivesse sido resolvida. 
O filho de Matilde subiu ao trono como Henrique II e logrou centralizar o poder, afastando o país do feudalismo. 

Continua na postagem 5/6


Nenhum comentário:

Postar um comentário