Musica.


Seguidores

.

.

Total de visualizações de página

Bandeiras visitadas

free counters

VIDEO DE DIVULGAÇÃO DO BLOG

Para assistir o Vídeo de divulgação do blog "CONTADOR DE HISTÓRIA", basta você clicar no Mixpod que fica logo abaixo na lateral direita do blog , e no botão central dê uma pausa na música. Apreciem o vídeo.

Vídeo de Divulgação do Blog - Aprecie

A SAGA DE MOISÉS POR LUCIANO DUDU

EU RECOMENDO - EXPURGO DE FLÁVIA NEVES

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O REI HENRIQUE I DA INGLATERRA E A SAGA DE SEUS SUCESSORES




Capitulo 1/6 

O REI HENRIQUE I DA INGLATERRA E SEUS SUCESSORES 


Amigo leitor, na primeira postagem sobre Os Pilares da Terra, uma obra fictícia , porém que o autor aproveita e retrata fatos verídicos do reinado da Inglaterra. 

Tivemos à inspiração de ir a fundo e levantar fatos verídicos e dar continuidade nos estudos por ser um bela obra escrita por Ken Follett. 

Na postagem anterior fizemos algumas citações da filha do Rei Henrique I da Inglaterra, sua filha Matilde. 

Falaremos um pouco mais sobre ela a partir desta postagem . 

Matilde, foi conhecida como Imperatriz Matilda, nasceu em 1102 em Winchester e faleceu 1.167 em Ruão. 

Ela foi imperatriz consorte do Sacro Império, Condessa de Anjou e candidata ao trono de Inglaterra durante A Anarquia, como mencionamos na primeira postagem desta série. 

O que mais chamou minha atenção em sua historia e sua personalidade, foia perspicácia, coragem e audácia de uma mulher inglesa que foi capaz de tudo para lutar pelo direito de seu trono como Rainha da Inglaterra. 
Era filha de Henrique I de Inglaterra e da princesa Matilde da Escócia. 
Um fato curioso que chamou-me atenção do naufrágio que Ken Follett cita em sua obra foi o desencadear de todo processo de Anarquia. Uma luta interminável pelo poder. 
O tão conhecido naufrágio do White Ship, que vitimou o seu irmão Guilherme Adelin,, que era o primeiro na linha sucessora do trono inglês, fez com que sua irmã Matilde tornou-se na única descendente legítima de Henrique I. 
Porém existe uma situação bastante fucral este naufrágio do White Ship, 
Neste acidente sobreviveram Estêvão um dos sucessores mais próximos a Coroa Inglesa e um grupo resumido de pessoas . 
O Grande sortudo Estêvão que sobreviveu ao naufrágio era filho de Estêvão II, Conde de Blois e de Adela da Normandia, umas das filhas de Guilherme I de Inglaterra. Era portanto sobrinho de Henrique I de Inglaterra e o seu sucessor mais próximo depois da sua filha Matilde
Os historiadores contam que Estêvão sobreviveu ao naufrágio do White Ship que vitimou o herdeiro Guilherme Adelin em 1120 por ter desembarcado do navio antes da largada. 
Convido o leitor amigo para refletir sobre o fato: 
Podemos chamar esse fato de sua sobrevivência de sorte ou trama? 
Não consegui encontrar fontes históricas que coincidem com a trama de Ken Follett, onde ele deixa claro que tal naufrágio foi uma conspiração pelo trono inglês, possivelmente ele levantou essa questão baseado em documentos históricos. 
Em seu romance ele defende que tudo foi uma armação, para assassinar o primeiro sucessor herdeiro legitimo da Coroa Inglesa, após a morte de Henrique I, que seria o sobrinho de Henrique I da Inglaterra. 
Porém com a morte de Guilherme ,como já mencionamos na postagem anterior Henrique I preferiu então designar a coroa a sua filha Matilde, mas com a morte do Rei a situação da coroa inverteu-se. Veremos logo a frente sobre o desenrolar do estudo. 
Em 1114 , Aos 12 anos de idade , Matilde casa-se com Henrique V, o imperador do Sacro Império. 
Eles ficaram casados aproximadamente 11 anos, quando Matilde ficou viúva , 
aos 23 anos de idade, e neste período Matilde não possuía nenhum herdeiro. 
Em 1125 , três anos após a morte de seu marido ela casa novamente com Godofredo V, conde de Anjou ageneta, no âmbito da política de consolidação do poder de Henrique I no continente. Godofredo era onze anos mais novo, e segundo crônicas da época a união não foi propriamente feliz. Nasceram no entanto três filhos: Henrique, Geoffrey e Guilherme.
Em 1.133 nascia um dos filhos de Matilde que marcaria a História da Inglaterra, o nascimento de seu filho Henrique II Plantageneta. 
No decorrer do estudo falaremos mais sobre Henrique II. 
A nomeação de Matilde sucessora do trono da Inglaterra foi uma decisão inédita em toda historia dos reinados, uma mulher como sucessora. 
Quando Henrique I nomeou Matilde como sucessora , ele obrigou os seus barões a jurarem-lhe fidelidade. 

O Inicio dos Conflitos 

Apesar de ser da vontade do Rei a escolha de Matilde como sucessora, porém tal ensejo não era popular, por motivos plausíveis , principalmente por ela ser casada com o Conde de Anjou,( a casa tradicionalmente adversária da Normandia), ele era considerado PERSONA NON GRATA pelos barões ingleses. Após essa sucessão de reinado , veremos que irá dar origem ao conflito anglo-francês da Guerra dos cem anos.

Continua na postagem 2/6

Ator que o representou  Henrique I em Pilares da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário