Musica.


Seguidores

.

.

Total de visualizações de página

Bandeiras visitadas

free counters

VIDEO DE DIVULGAÇÃO DO BLOG

Para assistir o Vídeo de divulgação do blog "CONTADOR DE HISTÓRIA", basta você clicar no Mixpod que fica logo abaixo na lateral direita do blog , e no botão central dê uma pausa na música. Apreciem o vídeo.

Vídeo de Divulgação do Blog - Aprecie

A SAGA DE MOISÉS POR LUCIANO DUDU

EU RECOMENDO - EXPURGO DE FLÁVIA NEVES

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O REINADO DE HENRIQUE II E AS MUDANÇAS NA INGLATERRA

                                                         HENRIQUE II


Capitulo 5/6 

O REINADO DE HENRIQUE II E AS GRANDES MUDANÇAS NA INGLATERRA 

Quando Henrique II foi coroado depressa mostrou que não seria um monarca suave e que os tempos da Anarquia tinham chegado ao fim. As suas primeiras medidas foram dirigidas aos nobres que se haviam tornado imprevisíveis durante a crise. 
Castelos construídos sem autorização real foram desmantelados e um novo sistema de coleta de impostos implementado. 
A administração pública melhorou significativamente com o estabelecimento de registros públicos criados pelo rei. 
No campo da justiça, Henrique mandou coligir o primeiro livro de leis inglês, descentralizou o exercício da justiça através de magistrados com poderes de agir em nome da coroa e implementou o julgamento por júri.


HENRIQUE II E SEUS CONFLITOS COM A IGREJA CATÓLICA . 

Entre as variadas iniciativas, Henrique minou o poder da Igreja Católica, determinando que religiosos que tivessem cometido crimes de direito comum fossem julgados por tribunais civis e não eclesiásticos, e estabelecendo um novo conjunto de impostos sobre as ordens religiosas. 
Como seria de prever, esta atitude valeu-lhe uma enorme onda de protestos, encabeçada por Thomas Becket, Arcebispo da Cantuária e seu amigo pessoal. 
Becket dirigiu-se a Roma para apelar ao papa ao que se seguiu um exílio de vários anos. 
Em 1170, Henrique e Beckett reconciliaram-se formalmente num encontro na Normandia, mas pouco depois o atrito recomeçou. 
Diz a tradição que Henrique perguntou Não há ninguém que me livre deste padre turbulento? 
Quatro dos seus nobres levaram o desabafo a sério e Thomas Becket foi assassinado na Catedral da Cantuária a 29 de Dezembro de 1170. 
Henrique chorou a morte de Becket e puniu severamente tanto os assassinos como as suas famílias. Para aligeirar a relação com o papa que o ameaçou de excomunhão, o rei doou importantes somas à ordem dos Templários e aos Cavaleiros Hospitalários e incentivou os seus súbditos a partir em cruzada para a Terra Santa, apesar de ele próprio nunca ter peregrinado ao Oriente.
Durante o seu reinado, Henrique finalizou a conquista e anexação do País de Gales e da Irlanda. 

Continua na postagem 6/6


Nenhum comentário:

Postar um comentário