Musica.


Seguidores

.

.

Total de visualizações de página

Bandeiras visitadas

free counters

VIDEO DE DIVULGAÇÃO DO BLOG

Para assistir o Vídeo de divulgação do blog "CONTADOR DE HISTÓRIA", basta você clicar no Mixpod que fica logo abaixo na lateral direita do blog , e no botão central dê uma pausa na música. Apreciem o vídeo.

Vídeo de Divulgação do Blog - Aprecie

A SAGA DE MOISÉS POR LUCIANO DUDU

EU RECOMENDO - EXPURGO DE FLÁVIA NEVES

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A GUERRA DE SUCESSÃO ( REI ESTEVÃO DE BLOIS X MATILDE)





                                                        Estevão de Blois

Capítulo 3/6


QUEM FOI O REI ESTEVÃO DE BLOIS 

Para darmos continuidade na sucessão do trono inglês falaremos um pouco de quem foi o Rei Estevão, Blois. 

Estêvão ; Blois, 1096 - Dover, 25 de Outubro de 1154), foi conde de Bolonha e o último Rei de Inglaterra da dinastia normanda entre 1135 e 1154. 

Era filho de Estêvão II, Conde de Blois e de Adela da Normandia, umas das filhas de Guilherme I de Inglaterra. Era portanto sobrinho de Henrique I de Inglaterra e o seu sucessor mais próximo depois da sua filha Matilde. 

Estêvão é o SORTUDO que sobreviveu ao naufrágio do White Ship que vitimou o herdeiro Guilherme Adelin em 1120 por ter desembarcado do navio antes da largada. Comentamos sobre o fato anteriormente. 
Será que podemos considerar o segundo casamento de Matilde uma infelicidade diplomática ao receber designada a coroa a Matilde , porem casada com um Angevino, trazendo assim insatisfação entre os Ingleses, fazendo com que acabará beneficiado a família de seu primo Estevão ? 
Anjou era uma casa adversária da Normandia, motivo pelo qual fez com que os nobres da corte não acatassem a ideia de aceitarem Matilde como Rainha e sim Estevão que era o próximo sucessor direto da Normandia. 
Ao falarmos sobre ANARQUIA, colocaremos um parêntese , segundo nossas pesquisas ficou evidente que o Rei Estevão não era bem assessorado e preparado para assumir a Coroa, gerando com isso a Guerra Civil , conhecido como ANARQUIA. 


A REVOLTA DE MATILDE 

                                                          Matilde

Matilde não se conformou em perder o direito a Coral Real e assim iniciou uma série de manobras para alcançar o trono de seu Pai. 
 Como aliados encontrou o rei David I da Escócia, seu tio materno, e Roberto de Gloucester, seu irmão bastardo. 
O resultado foi A Anarquia, um período de guerra civil, caracterizado não por guerra aberta, mas pela falha de todas as instituições políticas que a Inglaterra viveu nos 19 anos seguintes. 
Em 1141, MATILDE TORNA-SE SENHORA DOS INGLESES. 


Pilares da Terra

Durante incessante lutas ela conseguiu o seu maior sucessor depor Estevão, tornando-se não rainha, mas Senhora dos Ingleses. 
A vantagem foi perdida meses depois, devido à sua personalidade arrogante e à influência de Geoffrey de Anjou sobre as suas ações. 



A RETOMADA DE ESTEVÃO POR UM BREVE PERÍODO 

                                                           Pilares da Terra

Quando Estevão buscou retornar ao trono e com sucesso, fez com que Matilde 
fugisse. Ela conseguiu escapar sozinha ao cerco de Oxford, sumindo-se a meio da noite, mas nunca recuperou o ascendente político. 
Em 1147 é por fim obrigada a escapar de Inglaterra depois da morte de Roberto de Gloucester seu irmão bastardo, segundo relatos foi acometido de uma febre muito forte levando assim a seu óbito. 
Matilde nunca mais regressou a Inglaterra, mas foi o seu filho Henrique Plantageneta que pôs um fim à guerra civil obrigando Estevão a nomeá-lo como sucessor no tratado de Wallingford de 1153. Uma grande vitória conseguida por Matilde . 
Antes de falarmos da nova sucessão do trono falaremos um pouco de quem foi Henrique II, o filho de Matilde e o futuro Rei da Inglaterra. 

Continua na postagem 4/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário